ELEIÇÕES
PARA REITOR E VICE-REITOR
Gestão 2006 - 2010
CHAPA 02


 
 
 
 
 
 

Cultura e Inclusão

A universidade possui inúmeros potenciais papéis a cumprir, na macro-direção da inclusão social. Uma das questões em que sua intervenção pode fazer grande diferença é no apoio à manifestação cultural das camadas populares. Pois que inclusão também compreende o partilhamento de uma representação de mundo, em que cada um tenha lugar - ou se enxergue. Poder se expressar, se imaginar, estruturar sua concepção de pertinência, faz parte daquilo que os regimes autoritários e os sistemas elitistas procuram subtrair às pessoas, principalmente das classes populares. Assim, manifestação cultural também é libertação, e acesso à cultura também é inclusão.

A UFMG vem desenvolvendo programas diversos de cultura e inclusão, centrados principalmente no seu Centro Cultural. Cabe ampliar tais programas, articulando-os cada vez mais com os cursos de graduação, e com todo o potencial extensionista da instituição. Inclusão digital, espaço para reunião de grupos musicais e de dança, espaço para reuniões de interesse da comunidade, biblioteca ambulante: cabe enxergar tudo isso como parte de um conceito, a ser desenvolvido e aprofundado, de presença da UFMG junto às camadas populares.


Voltar para: Textos

 

 

   

Comitê Ronaldo + Heloisa: Campus UFMG / PCA - Engenharia -Sala 229 - Telefones: (31) 3499-4814 / (31) 3499-4815
© r+h 2005 | Belo Horizonte, MG - Brasil | Todos os direitos reservados | Melhor visualizado em resolução 800 x 600 ou superior